top of page

Negócios impossíveis. Será?


Há algum tempo ajudo empresas e startups, orientando nas tecnologias certas para realizarem seus negócios. E, frequentemente, esses empreendedores chegam se questionando porque ouviram de algum “especialista” que esse produto já existe ou que várias empresas fazem a mesma coisa.


Daí eu pergunto: Você sabe o que é uma ventoinha de computador? Aqueles ventiladores colocados no gabinete para ajudarem a resfriar o PC? Imagine-se conversando com um sócio: "Tive uma ideia, vamos criar uma indústria que vai criar ventoinhas para computador. Serão produtos tipo premium de alto custo". O que você acha que um especialista falaria sobre isso?


Por mais estranho que pareça, uma empresa austríaca chamada Noctua faz exatamente isso: esses caras conseguiram transformar ventoinhas de computador em objeto de desejo. Olha que loucura: aqui no Brasil é fácil você encontrar um produto deles por 300 reais, frente aos mais comuns que custam 30!


Outro case que gosto de lembrar é de uma empresa curiosa chamada ForeverSpin. Se você entrar no site deles, encontrará em letras garrafais: “NOW LOVED WORLDWIDE IN 143 COUNTRIES” – 143 países! Na página de cadastro é citada uma comunidade em 152 países e logo que você abre o site se depara com os dizeres “Every spinning top that leaves our hands to become part of your life — and we mean every single one — is built on the same belief: that a top is more than just a toy. That, above all, a top must be absolutely simple, elegant and designed forever”.


Como assim “cada pião que entregamos é para fazer parte da sua vida...”?


O que essa empresa vende afinal?


Se você assistiu a um filme chamado Inception, que no Brasil chegou com o título A Origem, vai se lembrar do Leonardo DiCaprio girando um pequeno pião na mesa durante as cenas. No filme, dava a entender que ao girar esse pião o personagem sabia se estava acordado ou sonhando, visto que em um sonho o pião nunca parava. Deixando de lado as questões para cinéfilos, são exatamente piões como aquele que essa empresa aí em cima vende. (Como assim?) E o mais interessante é que um kit com cinco unidades custa 225 dólares, sendo possível encontrar kits de até $1.200 dólares!


Imagine-se agora dizendo para um grupo de investidores que você vai criar uma empresa que transformará pequenos piões de metais como cobre, tungstênio e outros, em objeto de desejo. A verdade é que eu poderia ficar o dia todo contando cases como esse para você, mas acho que você já entendeu:


Da próxima vez que alguém lhe der um feedback do tipo "isso já existe" ou "esse negócio é impossível", lembre-se que um dia alguém também disse que no mundo inteiro só teria espaço para cerca de uns cinco computadores pessoais e que esse jamais seria um negócio grande o suficiente...


Só na minha casa tem quatro, entre desktops e notebooks. E na sua, tem quantos?



bottom of page